Quem Somos

Quem Somos

Fundada em 2002, a ABMI é organizadora do mercado fonográfico “independente” e única detentora de convênios fonográficos para o exercício da exploração do direito autoral. A ABMI atua não apenas no mercado brasileiro, mas também no mercado internacional aliando-se a outras organizações setoriais da música tendo como objetivo maior a integração do mercado brasileiro ao mercado mundial de música gravada. A ABMI tem cadeira cativa na WIN - Worldwide Independent Network – associação mundial de gravadoras e associações independentes, com mais de 800 associados em todo o mundo. Além da WIN a ABMI participa ativamente do MERLIN que vem se destacando como o mais importante articulador de negócios da música em ambientes digitais em todo o mundo.

Além disso, é membro atuante no Conselho Gestor do projeto ESTROMBO que tem por objetivo “promover novos modelos de negócios para a cadeia produtiva da música em ambientes digitais no Estado do Rio de Janeiro”. O projeto é conduzido pelo Sebrae RJ e tem aportes paritários do Sebrae RJ, Sebrae Nacional e BID. A ABMI é proponente e administradora de convênio com o projeto ESTROMBO para a construção de um sistema de administração fonográfica, em fase de testes, e um Seminário e capacitação em sincronização, realizado em abril de 2013.

A ABMI tem também se destacado como a maior e mais importante articuladora política do setor, tendo comandado o movimento de imunidade tributária da música brasileira através da PEC 123/2011 mais conhecida como a PEC da Música.

Sintonizada com o movimento global do mercado musical, a ABMI vislumbra a possibilidade de promover uma profunda modificação nos negócios das empresas fonográficas nacionais, através do lançamento do SGF – Sistema de Gerenciamento Fonográfico – bem como de seu fortalecimento como entidade de gestão coletiva para a capacitação das empresas e para o desenvolvimento de novos negócios. A ABMI está trabalhando para reduzir o déficit de inclusão digital de seus representados e para criar a estrutura necessária para recolher e administrar os novos direitos sobre licenças webcast, videocast e dubbing para as gravadoras e artistas nacionais. Os benefícios da gestão coletiva da ABMI serão percebidos inicialmente por seus associados e, na sequência, estendidos ao setor como um todo, contribuindo assim para a sua organização, consolidação e fortalecimento comercial.